Opinião VisionWare na Digital Inside: "Meta & X: liberdade de expressão ou liberdade para a desinformação?"
Artigo de opinião da autoria do CEO da VisionWare, Bruno Castro - "Nos últimos anos, as redes sociais tornaram-se um campo de batalha decisivo na luta contra a desinformação. Apesar dos esforços nesse sentido, recentes decisões estratégicas de algumas das maiores plataformas de redes sociais sugerem um enfraquecimento das defesas contra a disseminação de desinformação online. Um exemplo notável desta mudança é a decisão da Meta em abandonar o uso do CrowdTangle, uma ferramenta robusta e amplamente utilizada para monitorizar a disseminação de informações em redes sociais. O CrowdTangle permitia que jornalistas, investigadores e até mesmo a própria equipa da Meta, monitorizasse com eficácia, diversos conteúdos que se tornavam virais, oferecendo uma visão clara sobre como certas narrativas, verdadeiras ou falsas, se espalham pelas plataformas. Tal mudança tornará muito mais difícil o combate à desinformação, algo que é particularmente alarmante numa altura em que o mundo procura estar mais informado sobre os atuais conflitos armados (como são exemplos mediáticos, os casos Rússia-Ucrânia e Israel-Hamas), e muito em particular, neste ano de eleições nos EUA, em que muitos atores hostis exploram as redes sociais para exercer a sua influência através de desinformação."
Recentes